sábado, 16 de junho de 2012

SÉRIE: CONTANDO A HISTÓRIA DA BÍBLIA


MOISÉS (IV)
ÊXODO 1-19:2
          Após a morte de José, os egípcios começaram a se preocupar com o número crescente de israelitas, como consequência, um novo Faraó os escravizou e deu instruções para que todos os meninos recém-nascidos fossem mortos. Para escapar desse edito. uma mãe israelita escondeu o seu filho em um cesto feito de junco à margem do rio Nilo. O menino foi encontrado e resgatado pela filha do Faraó. Ela o criou como seu filho adotivo e lhe deu o nome de Moisés.
Certo dia, Moisés, já crescido, deparou-se com um egípcio  maltratando um membro do seu próprio povo. Ele o matou e, como consequência, teve de fugir para a terra de Midiã. Ali, Deus apareceu a ele em uma sarça em chamas e lhe disse que sua missão seria liderar povo para fora do Egito e de volta para a terra prometida a Abraão e a seus descendentes. A princípio, Moisés estava relutante. Porém, finalmente, ele e seu irmão Arão foram até o Faraó para pedir-lhe que deixasse os israelitas partirem. A primeira reação do Faraó foi a tratar o povo ainda mais severamente - por isso, Deus enviou uma série de pragas sobre o Egito, culminando numa praga em que o filho primogênito de cada família morria. Orientados por Deus, no entanto, os israelitas marcaram as vigas das portas de suas casas com sangue e o anjo da morte passou sobre elas. Essa libertação foi a origem da festa judaica da Páscoa.
Finalmente, Faraó deu aos israelitas permissão para partirem. Eles mal tinham partido e Faraó mudou de opinião e enviou o seu exército em busca deles. Guiados por uma coluna de nuvem de dia e por uma coluna de fogo à noite, os fugitivos chegaram ao Mar Vermelho. Novamente orientado por Deus, Moisés levantou a sua vara e estendeu a sua mão sobre o mar. As águas se dividiram e o povo atravessou com segurança. Porém, quando o exército do Faraó buscou segui-los, as águas caíram sobre os egípcios, afogando-os.
Moisés guiou os israelitas para as terras do deserto entre o Egito e a terra prometida. O povo ficou muitas vezes com fome e sede e reclamou amargamente. Deus os alimentou com uma substância à qual deram o nome de maná. Em certa ocasião, Moisés providenciou água batendo em uma rocha com a sua vara. Depois de derrotarem os amalequitas, uma tribo errante que estava em seu caminho, chegaram ao monte Sinai e ali acamparam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário