quarta-feira, 2 de maio de 2012

FAMÍLIA: laços estreitos e largos


         Quando pensamos em FAMÍLIA ou núcleo familiar, temos a tendência natural a colocar pais e filhos numa proximidade física, emocional e porque não dizer espiritual; e tendenciamos a pensar nos outros graus de parentesco (avós, tios, primos, tios, sobrinhos, etc) como familiares um pouco mais distantes. 
          É bem certo que estes outros "parentes" não vivem bem de perto a nossa realidade. Dizemos entre nós que: "deixará pois o homem pai e mãe" (Gn 2:24) ou "quem casa quer casa!" e as nossas "paredes" encobrem muito daquilo que somos e só quem convive conosco pode realmente dizer que nos conhece.
          Contudo, devemos olhar à luz da bíblia que a nossa casa, a nossa parentela, a nossa família, deve ser alvo da nossa atenção, amor e nossas orações. O salmo 128 inicia falando do homem que teme ao Senhor, de como é sua esposa e seus filhos; e finaliza mencionando a bênção da família temente a Deus: "vejas os filhos dos teus filhos. Paz sobre Israel!". Os nossos laços se alargam, se estendem às nossas gerações...
          O respeito e amor aos mais velhos por exemplo, deve ser cultivado e repassado aos mais novos. Não teremos filhos atenciosos com os mais velhos se nós não formos exemplo disto.
          Na sociedade em que vivemos a inversão de papeis dentro da família tem sido a causa de tantas frustrações e desastres que é impossível para nós crentes não nos voltarmos à palavra do Senhor e buscar o caminho correto a percorrer.
          Para o mundo em que vivemos hoje, honrar pai e mãe, respeitar os mais velhos, ouvir os anciãos, pode causar estranheza ou se achar que é coisa do passado, mas a Palavra de Deus nos faz enxergar nestes conceitos que a verdadeira felicidade e equilíbrio em nossos relacionamentos vem exatamente a partir destes conceitos que não se perdem com o passar do tempo, pelo contrário, são verdades que o pecado que tenazmente nos assedia tenta nos roubar tamanha grandeza e verdade.
          Que possamos vigiar e orar, para que a nossa família seja completamente alcançada para Cristo a partir dos nossos relacionamentos e que o Senhor Deus nos use no meio de nossa família como sal e luz para aqueles que precisam conhecê-lo verdadeiramente!
Cássia Regina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário